O envelhecimento é uma consequência direta, inevitável e natural decorrente de longos anos de vivência. Durante este processo, ocorrem transformações físicas e biológicas que requerem a atenção de profissionais da área da saúde.
O enfermeiro geriatra é um dos profissionais mais importantes para o cuidado com a saúde das pessoas da terceira idade, pois é responsável por:
A consulta de enfermagem feita com a frequência correta é de extrema importância para os pacientes geriátricos sejam monitorados e seja feito o acompanhamento, além do registro, sobre seu estado de saúde.
Os longos anos de vida provocam o desgaste do corpo humano, que deixa de funcionar da mesma maneira que na juventude, e por conta disso, a velhice se torna fator de risco para diversas doenças.
As doenças que afetam principalmente as pessoas com idade avançada são classificadas como doenças geriátricas. Entre as enfermidades que são mais frequentemente diagnosticadas entre os indivíduos mais velhos pode-se destacar: Alzheimer, Parkinson, Cataratas, Artrose, Osteoporose e outras.
Com o acompanhamento adequado de um profissional da saúde, o diagnóstico é mais rápido, pois o idoso será observado por uma pessoa com treinamento específico para identificar sintomas correspondentes às doenças geriátricas.
Quando o diagnóstico é feito de maneira rápida, o tratamento consequentemente é iniciado com rapidez, e tempo é um fator importante para as condições que surgem na terceira idade, pois quanto antes a detecção da doença é feita, mais efetivo é o tratamento.
É importante ressaltar também que obter hábitos saudáveis ao longo da vida ajuda a reduzir de maneira significativa os riscos de desenvolvimento de algumas condições, porém, isto não elimina a necessidade de fazer consultas regulares e receber o acompanhamento médico adequado nesta fase da vida.
Estamos sempre prontos para melhor atendê-los.